Orientações para elaboração do teste
As sugestões que apresento foram produzidas a partir das minhas experiências em sala de aula, ao longo de 30 anos de trabalho no magistério em anos iniciais, principalmente em turmas de 4º e 5º Anos.
Nos anos iniciais, no 1º ciclo (1º, 2º e 3º Anos), o teste dever ser aplicado individualmente, em um ambiente calmo e silencioso, de acordo com o tempo de cada criança. De preferência em uma sala que não tenha estímulos visuais, palavras escritas, para evitar que o(a) aluno(a) simplesmente copie e não tente demonstrar como que ele(ela) pensa a escrita.
Para melhor acompanhar esse desenvolvimento, o teste deve ser aplicado bimestralmente. Tem professores que conseguem realizar mensalmente, porém demanda tempo e é necessário a ajuda de outra pessoa. Enquanto, o(a) professor(a) aplica o teste, alguém fica com a turma. No entanto, o Teste da Psicogênese pode ser aplicado a qualquer momento, sempre que tiver necessidade de diagnose do processo de Alfabetização.
A partir do 2º ciclo (4º e 5º Ano), o teste pode ser aplicado em grupo, ou até mesmo com toda a classe, dependendo do domínio de turma que o(a) professor(a) tenha. Evite ter textos e palavras nas paredes. Favoreça um ambiente calmo, sem nervosismo! Deixe claro que não é uma prova, apenas uma sondagem para descobrir como está indo o aprendizado deles.
A técnica é a mesma para qualquer idade e grau de escolaridade, com diferença no tipo e tamanho do texto, bem como na quantidade de palavras e dificuldades ortográficas. Esse teste também pode ser aplicado em turmas do Ensino para Jovens e Adultos (EJA).
O Teste da Psicogênese não deve ser corrigido e apresentado às crianças. Ele funciona como um diagnóstico. Posteriormente, o(a) professor(a), pode conversar com as crianças e explicar em que nível cada uma se encontra. Pode organizar tabelas, como uma escadinha, para que as crianças (e os pais) acompanhem o desenvolvimento durante o ano letivo. Pode ser um mural em sala, para motivar as crianças a “pularem” de nível, e não, simplesmente, para comparar e humilhar aquelas que apresentam dificuldades. Tudo depende de como o(a) professor(a) trabalha o tema com sua classe. Tem profissional que prefere não mostrar para os pais os resultados dos testes, por ser de difícil entendimento, principalmente para quem não é da área de educação.
ORIENTAÇÕES GERAIS – TESTE DA PSICOGÊNESE
ORIENTAÇÕES PARA O TESTE DA PSICOGÊNESE – 1º CICLO
ORIENTAÇÕES PARA O TESTE DA PSICOGÊNESE – 2º CICLO

CONCLUINDO…
Analisando a escrita de cada criança, será possível perceber em que nível do processo da Alfabetização ela se encontra naquele momento. Novamente repito: cada criança tem seu próprio ritmo. As mudanças de níveis são muito dinâmicas, respondendo ao trabalho didático-pedagógico desenvolvido em sala de aula e reforçado pela família. Quanto mais estímulos ela tiver, mais rápido e eficiente será o processo de Alfabetização.
Não é segredo! As crianças que têm apoio familiar (como acesso a livros e outros materiais de leitura, quando os pais lêem para os filhos e acompanham as tarefas de casa) conseguem maior desempenho cognitivo e agiliza o desenvolvimento da linguagem e do processo de Alfabetização.
Professora: Kátia da Silva