O que é Psicogênese?
“O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento. No campo da aquisição da escrita, esta concepção se associa aos estudos psicogenéticos de Emília Ferreiro, Ana Teberosky e vários colaboradores, originalmente divulgados em países de língua espanhola, na década de 1970, com forte impacto no Brasil, a partir da década seguinte, sobretudo na Educação Infantil e nos anos iniciais destinados à alfabetização.” (Maria das Graças de Castro Bregunci: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE)
O que é Teste da Psicogênese?
É uma avaliação diagnóstica para descobrir em qual nível de Alfabetização a criança se encontra, em um determinado momento da aprendizagem. Pode ser feito com gravuras, palavras de mesmo campo semântico, a partir de um acontecimento importante em sala de aula, textos pré-selecionados, etc. Cada professor organiza os testes de acordo com seu planejamento e realidade.

Níveis de Alfabetização:
- Pré-silábico
- Silábico
- Silábico-alfabético
- Alfabético
- Alfabetizado
- Alfabetizado 1
- Alfabetizado 2
- Alfabetizado 3
- Alfabetizado 4
Reconhecendo os Níveis de Alfabetização, ou seja, reconhecendo o processo de aquisição da escrita:
“De acordo com este referencial, a apropriação da escrita se apoia em hipóteses do aprendiz, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependendo de suas interações sociais e dos usos e funções da escrita e da leitura em seu contexto cultural. Tais hipóteses oferecem informações relevantes sobre níveis ou etapas psicogenéticas no processo de alfabetização e podem se manifestar tanto em crianças como em adultos:
a) pré-silábica – o aprendiz ainda não compreende que a escrita representa os sons das palavras que falamos, mas faz experimentações diversas, utilizando, simultaneamente, desenhos e outros sinais gráficos – e, por isso, sua representação só é entendida ou ‘traduzida’ por ele mesmo. Além disso, a grafia da palavra pode ser vista como representação fiel das características do objeto que representa, inclusive pela extensão da escrita: se boi é um animal grande, a palavra boi deve ser igualmente grande. A superação dessa hipótese, conhecida como “realismo nominal”, é condição importante para a aquisição do princípio alfabético. Outras hipóteses observadas nessa etapa são as de quantidade mínima e de variedade de letras para diferenciar o registro de diferentes palavras;
b) silábica – o aprendiz percebe os sons das sílabas como segmentos da palavra a ser escrita, mas supõe que apenas uma letra pode representá-las graficamente, podendo ou não ter o valor sonoro convencional – por exemplo, BNDA (silábico quantitativo) ou ELFT (silábico qualitativo) são quatro letras que podem representar a palavra elefante;
c) silábico-alfabética – o aprendiz se encontra em transição entre níveis psicogenéticos e tanto pode representar sílabas completas como representações parciais da sílaba por uma só letra: por exemplo, para elefante, ELEFT;
d) alfabética – o aprendiz compreende o princípio alfabético, percebendo unidades menores do que as sílabas, os fonemas, e gradualmente domina suas correspondências com os grafemas.
(Maria das Graças de Castro Bregunci, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE)
e) Alfabetizado: Superadas essas fases iniciais, o aluno já é considerado Alfabetizado, porém, mesmo neste patamar, existem diferentes níveis de Alfabetizados (A1, A2, A3 e A4). A criança apresenta domínio da escrita padrão da Língua portuguesa, usos corretos dos fonemas e escrita ortograficamente certa, tem o domínio das convenções textuais, como paragrafação e pontuação nas produções de texto? A leitura também é importante para definir o nível de Alfabetização, deve-se observar como a criança se expressa oralmente; como que está a leitura oral, se pausada ou não; se ela lê o que escreveu; se ela lê só que está escrito em textos; e principalmente se ela consegue entender o que leu, interpretando o texto, fazendo inferências. Conforme a criança vai desenvolvendo essas capacidades, ela vai avançando no processo de Alfabetização. Veja o quadro com sugestões de hipótese de escrita:
A1 | Admite que cada sílaba possua duas letras. Entretanto, numa ordem rígida: CONSOANTE + VOGAL. Lê e produz um texto pequeno e simples (reconto). Exemplo: PATO (prato) SECOLA (escola) POFESORA (Professora) |
A2 | Admite que a sílaba se inicie por vogal e que a palavra possua, na mesma sílaba, duas letras juntas ou separadas por vogal. A cada som pronunciado, o aluno associa uma letra. Lê e produz textos satisfatórios (reconto e produção pessoal). Exemplos: VOGAL+CONSOANTE: ESCREVO CONSOANTE+CONSOANTE+VOGAL: PROFESORA ]CONSOANTE+ VOGAL + CONSOANTE: PORTA |
A3 | Admite que cada sílaba pode ter três ou mais letras e que um som pode ser representado por mais de uma letra. Lê e produz textos, utilizando pontuação e paragrafação. Exemplos: Dígrafos (NH;CH;LH;SC;RR;SS;GU;QU); Nasalização (M/N/TIL); Encontros vocálicos e consonantal: Exemplos: PASSARINHO QUEIJO MUITO TRANSFORMAR BANCO GUERRA |
A4 | Admite escrever uma letra para representar dois sons, como no caso de sílabas com letras mudas e palavras com X, fazendo o som de /KS/; admite as consoantes “mudas”. Lê e produz textos de vários gêneros, usando pontuação e paragrafação. Exemplos: PERPLEXO OBJETO PNEU |
Os critérios que podem ajudar na hora de escolher as palavras que estarão no teste da psicogênese. O teste precisa conter:
01 | Palavras que possuam sílabas travadas: tr, br, bl, cl, pr, pl…. Ex: (travado, trigo, dragão). |
02 | Palavras que possuam dígrafos: lh, nh, rr, ch, ss…. Ex: (palhaço, pássaro, rainha). |
03 | Palavras que possuam consoante muda: Ex: (pneu, admirável, objetivo). |
04 | Palavras iniciadas por vogal. Ex: (escrevo, aspecto, espelho) |
05 | * Palavras com nasalização. Ex: (compreendendo, entretanto, contar, contensão). |
06 | * Palavras que possuam quatro letras em uma mesma sílaba: Ex: (construir, instituir, transportar, transformar). |
* É importante lembrar que para classificação no nível A4 (ALFABETIZADO 4) os itens 05 e 06 precisam constar no teste.
IMPORTANTE:
Sempre pedir para a criança ler o que escreveu, acompanhando com o dedinho se for preciso. Caso não seja possível reconhecer sua escrita, o(a) professor(a) vai anotando o que ela for “lendo” para ele.
Mantenha um caderno para anotar as observações, os avanços e/ou dificuldades (na fala e na escrita) que os alunos apresentem em sala de aula. Registre todos os procedimentos, assim ficará mais fácil fazer os relatórios bimestrais e semestrais, bem como o preenchimento do diário.
Referências (Acesso em 01/03/2021):
http://pedagogiaemfoco2.blogspot.com/2012/12/v-behaviorurldefaultvmlo.html
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/psicogenese-da-aquisicao-da-escrita
LIVROS SOBRE ALFABETIZAÇÃO: sugestões para professores.
Professora: Kátia da Silva
Admirável! Sou apaixonada nestas descobertas.
Oi. Elena
Também admiro essa fase da aprendizagem das crianças. Acho lindo demais, a alfabetização!
Kátia