A criança já está alfabetizada quando atinge esse nível, e as diferenças entre os subníveis A1, A2, A3 e A4 são muito sutis e podem ficar oscilando entre um teste e outro, até que a mesma apresente o domínio das convenções ortográficas e da produção escrita, para ser considerado concluído o PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
O que as crianças sabem?
Alfabetizado 1: Utiliza para cada sílaba uma consoante e uma vogal nesta ordem mais ou menos rígida; reconhece as sílabas simples; percebe os encontros consonantais e aceita a vogal inicial; escreve com e sem segmentação das palavras; apresenta uma leitura parcial, ora continua, ora pausada; consegue ler as palavras do texto, mas não compreende o que lê; produz frases e pequenos textos, porém sem coesão na escrita.
Alfabetizado 2: Para cada som pronunciado, a criança associa uma letra, já domina os encontros consonantais; começa a reconhecer os dígrafos (NH, CH, LH); reconhece sílabas complexas (encontros consonantais, N e M, R e S, em final de sílaba, sílabas com 4 e 5 letras); produz textos curtos com erros fonéticos, segmentando substantivos e adjetivos, porém com coesão na escrita; leitura convencional (menos pausada) e compreende o que leu (interpretação oral); usa diferentes entonações vocálicas; começa a usar paragrafação e pontuação.
Alfabetizado 3: A criança percebe que há sons representados por duas letras (todos os dígrafos e nasalização), nas convenções ortográficas irregulares; produz textos de médio a longo, com vícios de linguagem para ligar as orações, porém com coerência e coesão; utiliza a paragrafação e a pontuação, com poucos erros; apresenta leitura convencional, quase fluente, e compreende o que lê; realiza interpretação oral e escrita de forma superficial.
Alfabetizado 4: A criança já domina todos os padrões silábicos simples e complexos e também reconhece as consoantes mudas; demonstra preocupação com as regras ortográficas, fazendo auto-correção sem ser solicitada; sintetiza ideias e produz textos longos coerentes e coesos, com riqueza de vocabulário; consegue defender sua opinião usando argumentos válidos; utiliza paragrafação e pontuação, estética textual; Leitura fluente, com riqueza de entonação; realiza interpretação de texto em todos os níveis (objetiva, inferencial e avaliativa).
Intervenções para os níveis Alfabetizados 1, 2, 3 e 4:
*Realizar trabalhos dinâmicos de leitura e interpretação, diariamente.
*Trabalhar intensamente a leitura oral de diferentes gêneros textuais.
*Escrever coletivamente e individualmente, palavras, frases e textos.
*Reescrever frases e textos corretamente.
*Produzir textos de diferentes gêneros e objetivos, usando técnicas e metodologias diferenciadas; realizar recontos; criar novos finais para contos e histórias; recriar uma história de um novo ponto de vista:
*Realizar revisão e correção dos textos produzidos pelas crianças.
*Manter um caderno exclusivo para produção de texto.
*Criar uma coletânea de textos das crianças, para edição e divulgação.
*Trabalhar com o alfabeto móvel.
*Utilizar o dicionário, não apenas buscando significado, como também a origem e a ortografia da palavra.
*Montar e explorar atividades criativas para diferenciar e identificar os encontros consonantais.
*Criar banco de palavras significativas, construindo coletivamente as regras ortográficas regulares.
*Montar e explorar atividades criativas para diferenciar, identificar e memorizar os dígrafos (dificuldades ortográficas irregulares).
*Ditado de palavras, frases e pequenos textos.
*Criar e preparar apresentações (músicas, peças teatrais, poesia, dança, dramatizações, Linguagem de Sinais – Libras, etc.)
*Cruzadinhas e caça-palavras.
*Bingo de palavras com sílabas complexas (dígrafos, encontros consonantais, encontros vocálicos, sons nasalizados, verbos no infinitivo, substantivos coletivos, palavras iniciadas por vogais, etc.)
*Organizar palavras em frases, invertendo a posição para melhorar o sentido.
*Completar a frase com uma das palavras sugeridas.
*Recorte e colagem de palavras e frases com o padrão de escrita solicitado (sinais gráficos, sinais de pontuação, etc.)
OBSERVAÇÃO: As atividades devem ser planejadas e aplicadas de acordo com o nível da turma (ou pelo menos, com a maioria dos alunos), dando atendimento específico àqueles que apresentem dificuldades.
Professora: Kátia da Silva
Bom dia professora! Ótimo trabalho. Poderia me indicar bibliografia para estudar mais sobre os níveis pós alfabética.
Oi, Raquel
Vc está se referindo ao NIVEL ALFABETIZADO (1, 2, 3 E 4)?
Realmente, desse nível encontramos pouco material impresso, como livros e apostilas, mas têm sites e canais com muitas dicas e sugestões.
De qualquer forma, vou indicar alguns livros que estudei durante minha formação e nos cursos de aperfeiçoamento profissional:
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (MAGDA SOARES)
REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, E ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO (EMÍLIA FERREIRO)
GUIA TEÓRICO DO ALFABETIZADOR (MÍRIAM LEMLE)
PSICOGÊNESE DA LÍNGUA PORTUGUESA (EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY)
Esses são livros antigos, mas muito bons!
Nos livros didáticos (do professor) têm indicações de autores e livros para pesquisa, estudo e aperfeiçoamento.
Um autor mais atual seria ARTHUR GOMES DE MORAES, livro: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
Espero que tenha ajudado.
Kátia
PROF KATIA SEU TRABALHO ME FORTALECE NA PRATICA DE SALA DE AULA. OBRIGADA.
Oi, Sonia
Fico feliz em poder ajudar!!
Obrigada pelo retorno.
Essas avaliaçoes são referentes á série que esta cursando? Minha filha está no 4°ano e psicogenese A2. Esta com atraso?
Oi, Kel
Cada criança tem seu próprio ritmo, umas mais aceleradas , outras mais lentas, não se preocupe com a série. Veja o desenvolvimento da criança como um todo: reconhece as letras, identifica os sons de cada letra, escreve e lê os padrões silábicos simples e complexos, produz textos legíveis com sequência lógica, consegue ler letra caixa-alta e também a cursiva, lê e interpreta pequenos textos sozinha, etc.
São muitos detalhes que devem ser observados, inclusive a autonomia ou dependência da criança na realização das atividades propostas.
Logo, logo, a criança avança no processo de alfabetização e alcança o nível A4 (Alfabetizado 4), nível mais alto!!
Continue incentivando a leitura, reforçando as habilidades de escrita e apoiando o desenvolvimento da criança.
Veja as habilidades necessárias para avançar de níveis e sugestões de atividades que podem ajudá-la.
Parabéns para sua filha.
Boa sorte!
Atenciosamente, Kátia da Silva.