E) NÍVEL ALFABETIZADO (1, 2, 3 E 4)

A criança já está alfabetizada quando atinge esse nível, e as diferenças entre os subníveis A1, A2, A3 e A4 são muito sutis e podem ficar oscilando entre um teste e outro, até que a mesma apresente o domínio das convenções ortográficas e da produção escrita, para ser considerado concluído o PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

O que as crianças sabem?

Alfabetizado 1: Utiliza para cada sílaba uma consoante e uma vogal nesta ordem mais ou menos rígida; reconhece as sílabas simples; percebe os encontros consonantais e aceita a vogal inicial; escreve com e sem segmentação das palavras; apresenta uma leitura parcial, ora continua, ora pausada; consegue ler as palavras do texto, mas não compreende o que lê; produz frases e pequenos textos, porém sem coesão na escrita.

Alfabetizado 2: Para cada som pronunciado, a criança associa uma letra, já domina os encontros consonantais; começa a reconhecer os dígrafos (NH, CH, LH); reconhece sílabas complexas (encontros consonantais, N e M, R e S, em final de sílaba, sílabas com 4 e 5 letras); produz textos curtos com erros fonéticos, segmentando substantivos e adjetivos, porém com coesão na escrita; leitura convencional (menos pausada) e compreende o que leu (interpretação oral); usa diferentes entonações vocálicas; começa a usar paragrafação e pontuação.

Alfabetizado 3: A criança percebe que há sons representados por duas letras (todos os dígrafos e nasalização), nas convenções ortográficas irregulares; produz textos de médio a longo, com vícios de linguagem para ligar as orações, porém com coerência e coesão; utiliza a paragrafação e a pontuação, com poucos erros; apresenta leitura convencional, quase fluente, e compreende o que lê; realiza interpretação oral e escrita de forma superficial.

Alfabetizado 4: A criança já domina todos os padrões silábicos simples e complexos e também reconhece as consoantes mudas; demonstra preocupação com as regras ortográficas, fazendo auto-correção sem ser solicitada; sintetiza ideias e produz textos longos coerentes e coesos, com riqueza de vocabulário; consegue defender sua opinião usando argumentos válidos; utiliza paragrafação e pontuação, estética textual; Leitura fluente, com riqueza de entonação; realiza interpretação de texto em todos os níveis (objetiva, inferencial e avaliativa).

Intervenções para os níveis Alfabetizados 1, 2, 3 e 4:

*Realizar trabalhos dinâmicos de leitura e interpretação, diariamente.

*Trabalhar intensamente a leitura oral de diferentes gêneros textuais.

*Escrever coletivamente e individualmente, palavras, frases e textos.

*Reescrever frases e textos corretamente.

*Produzir textos de diferentes gêneros e objetivos, usando técnicas e metodologias diferenciadas; realizar recontos; criar novos finais para contos e histórias; recriar uma história de um novo ponto de vista:

*Realizar revisão e correção dos textos produzidos pelas crianças.

*Manter um caderno exclusivo para produção de texto.

*Criar uma coletânea de textos das crianças, para edição e divulgação.

*Trabalhar com o alfabeto móvel.

*Utilizar o dicionário, não apenas buscando significado, como também a origem e a ortografia da palavra.

*Montar e explorar atividades criativas para diferenciar e identificar os encontros consonantais.

*Criar banco de palavras significativas, construindo coletivamente as regras ortográficas regulares.

*Montar e explorar atividades criativas para diferenciar, identificar e memorizar os dígrafos (dificuldades ortográficas irregulares).

*Ditado de palavras, frases e pequenos textos.

*Criar e preparar apresentações (músicas, peças teatrais, poesia, dança, dramatizações, Linguagem de Sinais – Libras, etc.)

*Cruzadinhas e caça-palavras.

*Bingo de palavras com sílabas complexas (dígrafos, encontros consonantais, encontros vocálicos, sons nasalizados, verbos no infinitivo, substantivos coletivos, palavras iniciadas por vogais, etc.)

*Organizar palavras em frases, invertendo a posição para melhorar o sentido.

*Completar a frase com uma das palavras sugeridas.

*Recorte e colagem de palavras e frases com o padrão de escrita solicitado (sinais gráficos, sinais de pontuação, etc.)

OBSERVAÇÃO: As atividades devem ser planejadas e aplicadas de acordo com o nível da turma (ou pelo menos, com a maioria dos alunos), dando atendimento específico àqueles que apresentem dificuldades.

Professora: Kátia da Silva

6 thoughts on “E) NÍVEL ALFABETIZADO (1, 2, 3 E 4)

  1. Bom dia professora! Ótimo trabalho. Poderia me indicar bibliografia para estudar mais sobre os níveis pós alfabética.

    1. Oi, Raquel
      Vc está se referindo ao NIVEL ALFABETIZADO (1, 2, 3 E 4)?
      Realmente, desse nível encontramos pouco material impresso, como livros e apostilas, mas têm sites e canais com muitas dicas e sugestões.
      De qualquer forma, vou indicar alguns livros que estudei durante minha formação e nos cursos de aperfeiçoamento profissional:
      ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (MAGDA SOARES)
      REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, E ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO (EMÍLIA FERREIRO)
      GUIA TEÓRICO DO ALFABETIZADOR (MÍRIAM LEMLE)
      PSICOGÊNESE DA LÍNGUA PORTUGUESA (EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY)
      Esses são livros antigos, mas muito bons!
      Nos livros didáticos (do professor) têm indicações de autores e livros para pesquisa, estudo e aperfeiçoamento.
      Um autor mais atual seria ARTHUR GOMES DE MORAES, livro: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
      Espero que tenha ajudado.
      Kátia

    1. Oi, Kel
      Cada criança tem seu próprio ritmo, umas mais aceleradas , outras mais lentas, não se preocupe com a série. Veja o desenvolvimento da criança como um todo: reconhece as letras, identifica os sons de cada letra, escreve e lê os padrões silábicos simples e complexos, produz textos legíveis com sequência lógica, consegue ler letra caixa-alta e também a cursiva, lê e interpreta pequenos textos sozinha, etc.
      São muitos detalhes que devem ser observados, inclusive a autonomia ou dependência da criança na realização das atividades propostas.
      Logo, logo, a criança avança no processo de alfabetização e alcança o nível A4 (Alfabetizado 4), nível mais alto!!
      Continue incentivando a leitura, reforçando as habilidades de escrita e apoiando o desenvolvimento da criança.
      Veja as habilidades necessárias para avançar de níveis e sugestões de atividades que podem ajudá-la.
      Parabéns para sua filha.
      Boa sorte!
      Atenciosamente, Kátia da Silva.

Deixe um comentário para Kátia da Silva Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *