O que as crianças sabem?
Nesse nível, a criança já compreende o sistema de escrita, faltando apenas se apropriar das convenções ortográficas; escreve duas letras para cada sílaba, sempre na ordem CONSOANTE/VOGAL, fazendo uma análise alfabética da sílaba; compreende a palavra como uma unidade significativa; comete erros ortográficos de natureza regular e irregular; descobre os marcadores textuais, mas ainda não domina; na leitura, identifica palavras simples, apontando duas ou mais letras para cada sílaba; identifica rótulos e placas.
O que as crianças precisam saber?
As crianças precisam dominar as normas ortográficas (regulares e irregulares); compreender e sistematizar os padrões silábicos; desenvolver competências de planejar e revisar a própria escrita; ampliar as competências de leitura nos níveis objetiva, inferencial e avaliativa.
Intervenções
*Trabalhar com o alfabeto móvel.
*Trabalho intenso de leitura (diferentes gêneros): leitura compartilhada, silenciosa, em capítulos, com diferentes ambientes e objetivos, com dramatização, explorando rimas, etc.
*Fazer bastante interpretação oral (objetiva, inferencial e avaliativa), recriando finais, mudando elementos, comparando narrativas, notícias, propagandas, etc.
*Construir coletivamente as regras ortográficas regulares.
*Construir e explorar banco de palavras com dificuldades ortográficas, usando dicionário.
*Aplicar ditados de palavras e frases, usando técnicas variadas.
*Produzir textos coletivamente (a turma), em grupos, individualmente; produzir textos a partir de gravuras sequenciadas, recontos, notícias, situações provocativas, pesquisa, entrevista, anúncio, informação, etc.
*Trabalhar a revisão do texto produzido coletivamente, em grupos, em dupla ou individualmente, usando a auto-correção e a correção. Sempre deixar que leiam suas produções para a classe.
*Trabalhar as convenções de produção textual (título, paragrafação, pontuação, uso de travessão, versos, estrofes, etc.)
*Bingo de palavras com sílabas complexas (dígrafos, encontros consonantais, encontros vocálicos, sons nasalizados, verbos no infinitivo, substantivos coletivos, palavras iniciadas por vogais, etc).