QUADRO RESUMO DOS NÍVEIS DA PSICOGÊNESE

QUADRO RESUMO – NÍVEIS DA PSICOGÊNESE (EAPE – DF)

NÍVEISCARACTERIZAÇÃOESCRITA DE PALAVRASESCRITA DE TEXTOLEITURA
PRÉ-SILÁBICOComeça com rabiscos e garatujas, depois desenvolvem esquemas para diferenciar escritas. Escreve ocupando todo o espaço disponível.Representa a palavra com desenho e sua escrita é figurativa. Usa letras e números aleatórios.Consegue vincular o discurso oral com o texto escrito (faz de conta que está lendo).A criança nesse nível faz leitura de imagem.
SILÁBICOComeça com uma correspondência sonora, escreve uma letra para cada sílaba, avançam quando usam letras que correspondem a um dos sons da sílaba.A criança utiliza um sinal gráfico (uma letra) para cada sílaba pronunciada.Escreve frases. Utiliza uma letra para cada sílaba ou palavra, tudo emendado na frase. Com dificuldades podemos entender o que queria dizer.A leitura é memorizada, acompanha com o dedinho, apontando uma letra para cada sílaba ou palavra.
ALFABÉTICOA criança já compreende o sistema de escrita, já conhece o alfabeto, mas ainda não domina as convenções da escrita.Na palavra, escreve duas letras para cada sílaba, sempre na ordem consoante/vogal. Ainda não domina encontros consonantais.Produz textos pequenos. Escreve duas ou três letras para cada sílaba, tudo junto. Consegue identificar algumas palavras.A criança já consegue identificar e lê algumas palavras com sílabas simples, apontando uma ou duas letras para cada sílaba.
ALFABETIZADO 1Cada sílaba é representada com uma consoante e uma vogal, geralmente nesta ordem.Começa a perceber os encontros consonantais e aceita a vogal inicial.Produz textos curtíssimos. Consegue escrever frases longas, ora com, ora sem segmentação. Muitos erros fonéticos. Não domina paragrafação, nem pontuação.Leitura muito pausada. A criança já se apropriou das convenções da escrita, mas ainda não compreende o que lê em um texto. Precisa de ajuda na interpretação.
ALFABETIZADO 2A criança começa a associar uma letra para cada som ouvido.Domina os encontros consonantais e começa a perceber os dígrafos.Produz textos curtos, com muitos erros. Já faz a segmentação de palavras. Começa a usar paragrafação e pontuação.Lê convencionalmente, entende o que leu. Faz interpretação oral. Precisa de ajuda na interpretação escrita.
ALFABETIZADO 3A criança domina sons que são representados por duas letras (dígrafo). Domina os encontros consonantais.Percebe as irregularidades da escrita, tenta resolvê-las, como os dígrafos e a nasalização pelas letras M, e N.Produz texto satisfatório. Usa conectivos para ligar orações. Melhorou a organização textual.Leitura fluente, boa interpretação oral, mas a interpretação escrita ainda é parcial, precisando de ajuda.
ALFABETIZADO 4Domina convenções ortográficas: dígrafo, encontro consonantal, nasalização e percebe que é possível escrever palavras com consoantes mudas.Com as questões fonéticas resolvidas, a criança demonstra preocupação com as questões ortográficas.Produz textos longos. Escrita quase não tem erros ortográficos. Domina a organização textual (paragrafação e pontuação).Leitura fluente, autônoma, boa interpretação oral e escrita. Consegue fazer inferências e comparar textos de diferentes gêneros.

Tirei por base um quadro resumo elaborado pela EAPE – DF para um curso de formação de Alfabetizadores, acrescentei algumas ideias minhas, a partir de experiências de sala de aula.

Mas este, é muito sucinto! Não pode ser a única fonte de informação. Procure estudar mais os Níveis da Psicogênese, entender como acontece o processo de aquisição da escrita, reconhecer as várias fases que as crianças passam e, só aí, usar este quadro no momento de avaliação dos testes.

Espero colaborar com o trabalho de alfabetização, mas não quero dar informações erradas e/ou incompletas.

Professora: Kátia da Silva

8 thoughts on “QUADRO RESUMO DOS NÍVEIS DA PSICOGÊNESE

  1. Boa noite,
    Trabalho de excelência! Adorei as dicas!
    Tenho 30 anos de trabalho com a psicogênese e até hoje fico maravilhada!
    Agradeço por ver contribuições tão ricas!
    Deus a abençoe, professora Kátia da Silva.
    Gratidão,
    Marillac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *