MODELO DE TESTE – TEXTO 1 – A CORUJA E A ÁGUIA

Para o final do 3º Ano e início do 4º Ano

A CORUJA E A ÁGUIA

(Fábula de domínio público)

A coruja e a águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.

__ Basta de guerra! __ disse a coruja. – O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.

__ Perfeitamente. __respondeu a águia. – Também eu não quero outra coisa!

__ Nesse caso, combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

__ Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?

__ Coisa fácil. Sempre que encontrares uns filhotinhos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhotes de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus filhotes!

__ Está feito! – concluiu a águia.

Dias depois, voando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto, desprovidos de penas e olhos esbugalhados.

__ Horríveis bichos! – disse ela. – Vê-se logo que não são os filhotes da coruja.

E comeu-os.

Mas eram os filhotinhos da coruja.

Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves, a águia.

__ Quê? – disse a águia espantada, – Eram teus filhotes, aqueles mostrengos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles você me fez…

MORAL DA HISTÓRIA: Para retrato de filho, ninguém acredite em pintor pai ou mãe. Já diz o ditado: “Quem ama o feio, bonito lhe parece!”

Monteiro Lobato, Fábulas. Ed. Brasiliense, São Paulo; 20ª edição.

Sugestões de palavras para o Teste da psicogênese:

DITADO

  1. Coruja
  2. Paz
  3. Mundo
  4. Filhote
  5. Águia
  6. Especial
  7. Monstrengos
  8. Ninho
  9. Perfeitamente
  10. Outra

FRASE: A águia encontrou um ninho com três monstrengos.

RECONTO:

Faça uma exploração oral da história. Deixar a criança contar a história do jeito que ela entendeu. Deve fazer primeiramente de forma oral, com a participação da turma. Debater sobre a moral da história, sobre o amor de mãe, sobre amizade e solidariedade.

Depois, cada criança escreve o reconto do jeito que ele acha que deve escrever, sem interferência do professor, nem ajuda dos coleguinhas.

ILUSTRAÇÃO:

Fazer um desenho da história pode ajudar no reconto, avivando as memórias, os detalhes do texto. Lembrando que a ilustração não é obrigatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *