MODELO DE TESTE – TEXTO 2 – VOCÊ QUER SER MEU AMIGO?

Para o final do 3º Ano e início do 4º Ano

VOCÊ QUER SER MEU AMIGO?

(Autor: Éric Battut – Tradução: Lígia Cademartori)

O ratinho verde estava triste. Ninguém com quem conversar. Ninguém para ele beijar.

– Não vamos ser seus amigos! – diziam os ratos cinzentos, bem perto de seus ouvidos.

Um dia, o ratinho, então, pôs dentro da trouxa um queijo, um pepino e um salsichão.

E se foi pelo caminho, à procura de um amigo.

Encontrou um gafanhoto.

– Você é verde, também sou, você quer ser meu amigo?

– Não, não quero! – respondeu-lhe o gafanhoto e pulou.

O ratinho continuou. Encontrou, depois, a rã.

– Você é verde, também sou, você quer ser minha amiga?

– Não, não quero! – ela lhe disse, já mergulhando no charco.

Encontrou um camaleão.

– Você é verde, também sou, você quer ser meu amigo?

– Não, eu não quero! – ele disse e desapareceu num salto.

Para o ratinho era o bastante, não precisava ir adiante.

– Oh! Que bela flor!

E apareceu um elefante!

– Você é verde, também sou, você quer ser meu amigo?

– Sim! – respondeu o elefante, falando com voz baixinha.

O ratinho, encantando, lhe deu a flor apanhada.

Ficaram os dois sentados, sem precisar dizer nada, como fazem os amigos.

– Oh! Você está cinza agora! Não era verde de fato. – exclamou, surpreso, o ratinho.

– Hum… – disse o elefante no ato. -Eu estava verde de medo… Com ratos fico assustado.

– Ah, é? – disse o ratinho verde.

– É, bom… mas não sinto isso agora, não estou com mais apavorado. Você, você é meu amigo!

– E é muito bom ter um amigo!!!

Sugestão de palavras para o teste da psicogênese.

DITADO

  1. rato
  2. elefante
  3. quer
  4. ouvidos
  5. ninguém
  6. gafanhoto
  7. pulou
  8. encontrou
  9. salsichão

FRASE: “O ratinho verde estava triste porque não tinha um amigo.”

RECONTO:

Deixar a criança contar a história do jeito que ela entendeu. Deve fazer primeiramente de forma oral, com a participação da turma.

Uma dica boa para quem trabalhar com este texto é ajudar as crianças a memorizarem a sequência em que aparecem as personagens: ratinho, ratinhos cinzentos, gafanhoto, rã, camaleão, flor e elefante.

Depois, cada criança escreve o reconto do jeito que ele acha que deve escrever, sem interferência do professor, nem ajuda dos coleguinhas.

ILUSTRAÇÃO:

Fazer um desenho da história pode ajudar no reconto, avivando as memórias, os detalhes do texto. Lembrando que a ilustração não é obrigatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *