Para o final do 3º Ano e início do 4º Ano
VOCÊ QUER SER MEU AMIGO?
(Autor: Éric Battut – Tradução: Lígia Cademartori)
O ratinho verde estava triste. Ninguém com quem conversar. Ninguém para ele beijar.
– Não vamos ser seus amigos! – diziam os ratos cinzentos, bem perto de seus ouvidos.
Um dia, o ratinho, então, pôs dentro da trouxa um queijo, um pepino e um salsichão.
E se foi pelo caminho, à procura de um amigo.
Encontrou um gafanhoto.
– Você é verde, também sou, você quer ser meu amigo?
– Não, não quero! – respondeu-lhe o gafanhoto e pulou.
O ratinho continuou. Encontrou, depois, a rã.
– Você é verde, também sou, você quer ser minha amiga?
– Não, não quero! – ela lhe disse, já mergulhando no charco.
Encontrou um camaleão.
– Você é verde, também sou, você quer ser meu amigo?
– Não, eu não quero! – ele disse e desapareceu num salto.
Para o ratinho era o bastante, não precisava ir adiante.
– Oh! Que bela flor!
E apareceu um elefante!
– Você é verde, também sou, você quer ser meu amigo?
– Sim! – respondeu o elefante, falando com voz baixinha.
O ratinho, encantando, lhe deu a flor apanhada.
Ficaram os dois sentados, sem precisar dizer nada, como fazem os amigos.
– Oh! Você está cinza agora! Não era verde de fato. – exclamou, surpreso, o ratinho.
– Hum… – disse o elefante no ato. -Eu estava verde de medo… Com ratos fico assustado.
– Ah, é? – disse o ratinho verde.
– É, bom… mas não sinto isso agora, não estou com mais apavorado. Você, você é meu amigo!
– E é muito bom ter um amigo!!!
Sugestão de palavras para o teste da psicogênese.
DITADO
- rato
- elefante
- quer
- ouvidos
- ninguém
- gafanhoto
- pulou
- encontrou
- salsichão
- rã
FRASE: “O ratinho verde estava triste porque não tinha um amigo.”
RECONTO:
Deixar a criança contar a história do jeito que ela entendeu. Deve fazer primeiramente de forma oral, com a participação da turma.
Uma dica boa para quem trabalhar com este texto é ajudar as crianças a memorizarem a sequência em que aparecem as personagens: ratinho, ratinhos cinzentos, gafanhoto, rã, camaleão, flor e elefante.
Depois, cada criança escreve o reconto do jeito que ele acha que deve escrever, sem interferência do professor, nem ajuda dos coleguinhas.
ILUSTRAÇÃO:
Fazer um desenho da história pode ajudar no reconto, avivando as memórias, os detalhes do texto. Lembrando que a ilustração não é obrigatória.