MODELO DE TESTE – TEXTO 5 – UMA JOANINHA DIFERENTE

Para o final do 3º Ano e início do 4º Ano

Uma Joaninha diferente

(Regina Célia Melo)

Era uma vez uma joaninha que nasceu sem bolinhas… Por isso ela era diferente.

As outras joaninhas não davam “bola” para ela. Cada qual com suas bolinhas, viviam dizendo que ela não era uma joaninha.

A joaninha ficava triste, pensando nas bolinhas e no que poderia fazer… Comprar uma capa de bolinhas? Ou quem sabe, ir embora para longe, muito longe dali?

Ela pensava e pensava… Sabia que não seriam as bolinhas que iriam dizer se ela era uma joaninha verdadeira ou não.

Mas as outras joaninhas não pensavam assim…

Então ela resolveu não dar mais importância ao que as outras joaninhas pensavam e continuou sua vida de joaninha sem bolinhas…

Até que um dia, as joaninhas reunidas resolveram expulsar do jardim aquela que para elas não era uma joaninha!

Sabendo que era uma autêntica joaninha, mesmo sem bolinhas, teve uma ideia… Contou tudo para o besouro preto, que é parente distante das joaninhas, pedindo ajuda.

Os dois decidiram ir à casa do pássaro pintor e contaram a ele o que estava acontecendo.

O pássaro pintor, então, teve uma ideia. Pintou com capricho o besouro, que ficou parecendo uma joaninha de verdade…

E á se foram os dois para o jardim: a joaninha sem bolinhas e o besouro disfarçado.

No jardim, ninguém percebeu a diferença. E com festa, receberam a “nova joaninha”.

A joaninha sem bolinhas, que a tudo assistia de cima de uma folha, pediu um minuto de atenção e, limpando a pintura que disfarçava o besouro preto, perguntou:

-Quem é a verdadeira joaninha???

Sugestões de palavras para o Teste da Psicogênese

DITADO

01-bolas

02-jardim

03-dois

04-besouro

05-joaninhas

06-preto

07-disfarçado

08-pássaro

09-ninguém

10-capricho

FRASE: O besouro preto estava disfarçado de joaninha.

RECONTO:

Deixar a criança contar a história do jeito que ela entendeu. Deve fazer primeiramente de forma oral, com a participação da turma. Debater sobre a moral da história, sobre discriminação, amizade e solidariedade.

Depois, cada criança escreve o reconto do jeito que ele acha que deve escrever, sem interferência do professor, nem ajuda dos coleguinhas.

ILUSTRAÇÃO:

Fazer um desenho da história pode ajudar no reconto, avivando as memórias, os detalhes do texto. Lembrando que a ilustração não é obrigatória.

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