MODELO DE TESTE – TEXTO 10 – OS COLEGAS

Para o final do 3º Ano e início do 4º Ano

OS COLEGAS

(Lygia Bojunga Nunes)

No princípio eram só dois cachorros. Tinham se encontrado pela primeira vez revirando a mesma lata de lixo.

– Esse osso que tem aí é meu!

– É meu!

– Já disse que é meu!

Se zangaram, rosnaram um pro outro. E então se atracaram dispostos a uma briga feia. Foi quando passou por ali um garoto assobiando um samba. Os dois interromperam a briga e começaram a prestar atenção na música que ele assobiava.

– Está errado! – disse um deles pro garoto.

– Esse samba não é assim. É assim! – disse o outro.

E começaram a cantarolar certo a melodia do samba.

O garoto nem ligou e foi embora. Mas os dois ficaram cantando a música até o fim. E depois um deles disse:

-Acho esse samba o máximo!

– Legal! – falou o outro.

– Sabe? Coisa que eu gosto é de fazer samba!

– Ah, é? Então somos colegas.

Esqueceram o osso e a briga. Sentaram no meio-fio e começaram a falar de samba. Ficaram muito interessados um no outro.

– Como é que você se chama?

– Não sei. Ninguém nunca me chama pra eu saber como é que eu me chamo. E você?

– Vira-lata.

– Quem é que chama você assim?

– Chamar ninguém chama. Mas gritam; “Sai daí, seu vira-lata!” “Olha um vira-lata no jardim!” “Acerta uma pedra nesse vira-lata!”

– Bom isso tudo eu também estou sempre ouvindo.

– Então pronto: você também se chama Vira-lata.

Se olharam melhor pra ver como é que eram: malhados, e o tamanho mais ou menos o mesmo. […]

Conversaram e foram vendo que gostavam das mesmas coisas: futebol, praia, carnaval, bater papo e cantar…

– Acho que a gente vai acabar ficando amigo!

– Também acho!

Dividiram o osso.

– Onde é que você mora?

– Num terreno baldio lá perto da praia.

– Tem casa?

– Não, mas tem um monte de entulho, bom mesmo!

– Bom, pra quê?

– Pra gente cavar quando quer, se esconder atrás quando precisa, fingir de casa quando cisma.

– Vou lá ver.

Quando chegou, gostou um bocado do lugar.

– Está me dando uma vontade de cismar que é minha casa…

Acabou cismando. E logo descobriram que, em samba, um gostava mais de bolar a letra, o outro de bolar a música. Fizeram, então, o primeiro samba em parceria:

“Vida, acho você a maior

Quanto mais penso em você

Mais eu vejo que te gosto

E que não tem coisa melhor…”

Dispostos a mostrar o samba pra todo mundo, saíram pela praia cantando e batucando nas caixas de fósforos que tinham encontrado na areia. Muita gente gostou! Paravam e perguntavam:

– De quem é a letra desse samba?

– Do Vira-lata.

– E a música?

– Do Vira-lata.

– Também?

– Não, é que somos dois!

Viram que aquilo dava confusão, e naquele dia mesmo um resolveu se chamar Virinha e o outro Latinha.

E foi também naquele dia que se tornaram amigos inseparáveis! E uma dupla de sucesso: Virinha e Latinha!

Sugestões de palavras para o Teste da Psicogênese

DITADO

01-osso

02-cachorro

03-praia

04-começaram

05-samba

06-chamar

07-revirando

08-lixo

09-entulho

10-carnaval

FRASE: Os dois cachorros eram amigos e parceiros de música.

RECONTO

Esse texto é uma crônica, relata um fato do cotidiano. Tem muitos diálogos, o que dificulta a interpretação. Aconselho fazer uma dramatização, com mudança de vozes, entonações diferenciadas nas diversas situações. Facilita imaginar que os cachorros são uma fêmea e um macho, mas não precisa dar sentido romântico, apenas destaque a amizade e união entre eles. Se não conseguir, não precisa “cantar” a estrofe do samba, não atrapalhará a interpretação do texto. Leia mais de uma vez até que todos entendam a história. Seria interessante aplicar esse teste depois que for trabalhado o uso do travessão em sala de aula. Depois peça para cada um fazer o reconto por escrito, do jeito que der conta, do jeito que sabe, sem interferência do(a) professor(a), sem ajuda dos colegas. Se der tempo, peça para cada criança ler o que escreveu.

ILUSTRAÇÃO

Depois peça para ilustrarem o texto, se quiserem e se não estiverem cansados. Claro, observe o tempo para realização dessa atividade.

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