MODELO DE TESTE – TEXTO 4 – O DIA EM QUE A BRUXA VEIO À ESCOLA

Para o final do 3º Ano e início do 4º Ano

O DIA EM QUE A BRUXA VEIO À ESCOLA

(Texto criado por um grupo de professores, para dramatização)

A dona Bruxa foi para o pátio da escola cheia de más intenções:

– Vou preparar o caldeirão! Faço feitiço, preparo poção, faço mágica e começa a confusão! Há há há haáááááá… Vou acabar com essa escola! Tudo que eu fizer nesse caldeirão vai acontecer na sala de aula, cada gota um feitiço: “Toda criança vai pegar piolho, as professoras e professores serão bem chatos, os conteúdos serão bem difíceis, ninguém vai ter recreação, o lanche vai ser sopa de jiló e glacê de pimenta, ninguém vai ter dinheiro para comprar picolé, e, para finalizar… uma gota de desrespeito, as crianças vão brincar de machucar as outras, ficarão todas quebradas! Há há há haáááááá…

A Bruxa ficou satisfeita com aquele feitiço e foi dar uma voltinha em sua vassoura mágica.

Enquanto isso alguns alunos estavam observando e ouviram os planos da Bruxa. Eles estavam apavorados e começaram a pedir ajuda. Chamaram a Fada Luz:

– Fada Luz! Fada Luz! Fada Luz! Venha nos proteger!

A Fada aparece bem na frente deles, toda iluminada com o brilho das estrelas, cintilante, deslumbrante, belíssima e bondosa como sempre.

– Olá crianças! O que está acontecendo? Ouvi gritos e cheguei correndo para lhes ajudar.

– Fada Luz, olhe este caldeirão!

A Fada Luz que era mágica e poderosa olhou no caldeirão e imediatamente percebeu tudo o que estava acontecendo.

– Quanta maldade nesta poção! Vou desfazer essa confusão! Que cada gota seja de transformação: ALEGRIA, FELICIDADE, AMOR, CONFIANÇA, RESPEITO, FRATERNIDADE E COOPERAÇÃO.

E assim toda a maldade foi desfeita. Quando a Bruxa voltou do seu passeio, a nossa querida Fada Luz a convenceu a beber um pouco daquela poção. Foi um escândalo só!! A Bruxa gritou e desmaiou. Quando acordou estava tão diferente! Sentiu uma grande vontade de abraçar e beijar todas as crianças.

A partir daquele dia tudo era alegria!! E a Bruxa resolveu virar professora!

Sugestões de palavras para o ditado do Teste da Psicogênese

DITADO

  1. Fada
  2. Mágica
  3. Apavorados
  4. Luz
  5. Bruxa
  6. Transformação
  7. Piolho
  8. glacê
  9. escola
  10. crianças

FRASE: A fada poderosa transformou o feitiço da bruxa malvada.

RECONTO:

O objetivo de criar essa história era trabalhar os valores e as virtudes, para que as crianças não brigassem e fossem mais respeitosas umas com as outras. Diminuir as rivalidades e promover a união. Fizemos uma dramatização no pátio para todas as turmas. Depois cada professor, em sua sala de aula, fez a contação da história, aplicou o ditado e o reconto escrito, de acordo com o nível de sua turma. Deve-se fazer o reconto primeiramente de forma oral, com a participação da turma. Depois, cada criança escreve o reconto do jeito que ele acha que deve escrever, sem interferência do professor, nem ajuda dos coleguinhas, individualmente.

ILUSTRAÇÃO:

Fazer um desenho da história pode ajudar no reconto, avivando as memórias, os detalhes do texto. Lembrando que a ilustração não é obrigatória. Especificamente nesta história, as crianças produziram desenhos lindos que foram parar num mural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *