DITADO

Dicas de como trabalhar vários tipos de ditados em sala de aula.

DITADOS

Tipos: Tradicional, Ditado de Campo semântico, Aleatório, Ditado Escolhido (pelas crianças), À vista de imagens/objetos (Autoditado), Ditado Mudo e Ditado das Crianças. Essas são algumas ideias para variar nesse recurso, durante as aulas expositivas.

O ditado é um recurso maravilhoso em qualquer fase da escolarização. É a forma mais eficaz (que eu conheço) para avaliar o domínio da escrita pelo(a) aluno(a). Desde palavras soltas, passando por frases, até ditado de textos, usamos para avaliar tanto a ortografia, quanto à caligrafia, bem como a organização espacial e textual (paragrafação e pontuação).

Porém, com o passar do tempo, começamos, nós e as crianças, a achar muito chato aquele ditado tradicional. Então, depende dos objetivos da aula, podemos aplicar outros tipos de ditados, como forma de inovar e incentivar os estudantes a participarem da atividade proposta, com maior interesse e melhor desempenho.

Vou postar aqui, algumas sugestões de tipos de ditado que eu já apliquei em sala de aula, em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Algumas ideias foram dos próprios alunos, as quais aproveitamos muito! É necessário que os ditados sejam corrigidos e devolvidos aos alunos para que possam ver as correções e acompanhar seu desenvolvimento. Sempre dê um retorno das atividades propostas e desenvolvidas nas aulas!

DITADO TRADICIONAL

Preparamos uma lista de palavras a partir de um texto que já foi trabalhado em sala. Geralmente, escolhemos as palavras que apresentam maior dificuldade de ortografia. O ideal é que escolhamos, também, palavras mais simples. Assim, daremos oportunidade de todos realizarem, sem zerar a atividade. A quantidade de palavras vai depender de quais objetivos está querendo atingir de acordo com o seu planejamento semanal. E lembrem-se, tudo deve ser corrigido e devolvido aos alunos, como forma de prestar um acompanhamento do desempenho deles. Cuidado para não ser muito cansativo, pois algumas crianças, simplesmente, desistem e não concluem a tarefa.

DITADO DE CAMPO SEMÂNTICO

Escolha palavras que pertençam a um campo semântico que seja de interesse da classe naquele momento. Por exemplo, quando tiver trabalhando estados e capitais, faça um (ou dois) ditados com esses nomes próprios. Aproveite para fixar as letras maiúsculas. Quando fizer um passeio ao zoológico, faça um ditado com os nomes dos animais. Assim podemos usar qualquer tema para desenvolver um ditado: comidas, objetos para levar na viagem, peças de carro, ferramentas, frutas, móveis, cidades, nomes próprios, etc. Não se esqueçam, tudo deve ser corrigido e devolvido aos alunos.

Algumas sugestões de banco de palavras:

NOMES DE ANIMAIS   Abelha Anta Aranha Arara Avestruz Baleia Barata Bem-te-vi Bezerro Bode Búfalo Burro Cabra Cabrito Cachorro Camaleão Camelo Canário Canguru Cão Capivara Caracol Carneiro Cavalo Coala Cobra Coruja Crocodilo Dromedário Égua Elefante Ema Formiga Gaivota Galinha Galo Gambá Ganso Gato Gavião Girafa Golfinho Gorila Grilo Guepardo Hipopótamo Iguana Jabuti Jacaré Jaguatirica Joaninha Lagarto Leão Leopardo Macaco Marimbondo Onça Ovelha Paca Papagaio Pato Peixe Periquito Pica-pau Pombo Pônei Porco Rã Rato Rinoceronte Sapo Sardinha Serpente Seriema Tartaruga Tatu Tigre Tubarão Tucano Urso Urubu Vaca Vaga-lume  NOMES DE FRUTAS   Abacate Abacaxi Acerola Açaí Ameixa Amora Araticum Bacaba Banana Cacau Cajá Caju Caqui Carambola Cereja Coco Cupuaçu Figo Framboesa Goiaba Ingá Jabuticaba Jaca Jambo Jamelão Kiwi Laranja Lima Limão Maçã Mamão Manga Mangaba Maracujá Melancia Melão Mexerica Morango Pera Pêssego Pitanga Pitaya Romã Seriguela Tâmara Tamarindo Tangerina Tamoia Uva          

BANCO DE PALAVRAS

DITADO ALEATÓRIO

Escolha palavras que estão sendo trabalhadas nas atividades daquela semana. Pode ser do conteúdo de ciências, geografia, história, matemática, artes e português. Escolha aquelas mais significativas no momento. As crianças costumam acertar mais e ficam muito empolgadas! Novamente, tudo deve ser corrigido e devolvido aos alunos.

DITADO ESCOLHIDO (pelos alunos)

Peça para cada aluno(a) escrever uma palavra num pedaço de papel. Pode até ser mais de uma palavra, depende da turma. Explique que tem que ser uma palavra que ele(a) tenha certeza que escreve certinho! Qualquer palavra! Depois, organize o ditado com as palavras que eles lhe passaram. Eles começam a selecionar palavras cada vez mais difíceis, numa disputa saldável entre eles para ver quem acerta mais. Esta atividade deve ser bem conduzida, pois o objetivo não é humilhar ninguém. Corrija tudo e devolva aos alunos.

DITADO À VISTA DE IMAGENS/OBJETOS (AUTODITADO)

Selecione algumas imagens e/ou objetos, na quantidade que você achar melhor. Acima, tem algumas sugestões de imagens para autoditado.

Se for usar objetos, sugiro que leve tudo dentro de uma caixa e vá tirando um por um, para que eles escrevam a palavra na ordem que foi apresentada. Exemplos: brinquedos, com bola, carrinho, cavalo, colher, etc. Escolha os objetos que melhor lhe convém, use a criatividade! Faça com que leiam as palavras que escreveram antes de entregarem o ditado. Novamente repito, escolha palavras que tenham significado para a classe, depois corrija tudo e devolva para os alunos.

DITADO MUDO

Esse tipo de ditado exige um acordo prévio com as crianças. Você explica que ninguém pode falar, nem você! Funciona assim: a professora escreve uma palavra no quadro, espera alguns segundos para as crianças lerem silenciosamente, depois apaga a palavra. Somente quando a professora virar e der um sinal sonoro (com um apito, ou bater palma, ou bater na mesa), as crianças poderão pegar o lápis e escrever a palavra. Terminando de escrever, as crianças colocam o lápis na mesa. Quando a professora perceber que todos os alunos soltaram o lápis, ela escreve outra palavra no quadro.

Parece fácil, parece que os alunos vão acertar todas, mas não é bem assim, vai depender das dificuldades ortográficas que você escolheu, que conteúdo quer fixar naquele momento. Depois corrija tudo e devolva aos alunos.

Essa atividade desenvolve bastante a atenção, a percepção visual, tem que obedecer a um comando no momento certo, não pode esquecer a palavra que acabou de ler e não pode repetir em voz alta. Concentração total! É necessário o domínio da turma, senão, não dará certo.

Eu, pessoalmente, descobri esse método numa ocasião que estava afônica. As crianças adoraram e passou a fazer parte das nossas atividades semanais.

DITADO DA CRIANÇA

Cada aluno(a) dita uma (ou mais palavras) para todos registrarem, inclusive a professora. A criança pode escolher a palavra, ou a professora dá a palavra escrita num pedaço de papel para ela ler em voz alta para toda a classe anotar. Assim todos participam e conseguimos observar a leitura dos alunos. Faça com que leiam em voz alta as palavras que escreveram antes de entregarem os ditados. Corrija tudo e devolva para os alunos.

Planejamento é tudo, esteja preparada(o) para possíveis surpresas. E se precisar “improvisar”, seja criativa(o) e não fuja do foco.

Espero que tenha ajudado!

Kátia da Silva

3 thoughts on “DITADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *