DÍGRAFOS

Dicas de como trabalhar Dígrafos em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O QUE É DÍGRAFO?

Quando o(a) professor(a) for trabalhar os dígrafos, tem que ter certeza que as crianças já sabem identificar os sons das letras, os fonemas. Comece identificando as letras e os sons que aparecem nas palavras. Exemplo: a palavra SOFÁ tem 4 letras e 4 sons (fonemas). Já a palavra GALHO tem 5 letras e só 4 sons. Faça isso com várias palavras, em várias situações e demonstre a diferença. Logo os estudantes estarão percebendo que em algumas palavras, temos duas letra formando um único som. Só então, apresente a definição.

Dígrafo é um grupo de duas letras que representam um som fonema (som da fala).

Os principais dígrafos são:

CH – cheio

LH – mulheres

NH – sonhar

RR – carro

SS – ossada

SC – nascer

SÇ – desça

XC – exceto

QU – querida

GU – guitarra

Os dígrafos RR, SS, SC, SÇ e XC sempre ficam em sílabas diferentes, se separam. Exemplos:

Ossada = os – sa – da

Nascido = nas – ci – do

Cigarra = ci – gar – ra

Cresça = cres- ça

Exceção = ex- ce – ção

Os dígrafos CH, NH, LH, QU e GU ficam sempre juntos, não se separam nunca. Exemplos:

Chuva = chu – va

Gatinhos = ga – ti – nhos

Folhagem = fo – lha – gem

Foguete = fo – gue – te

Quilo = qui – lo

ATENÇÃO!

Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos QU, GU, SC e XC não serão dígrafos.

QU E GU NÃO SÃO DÍGRAFOS, QUANDO A LETRA “U” FOR PRONUNCIADA.

SC E XC NÃO SÃO DÍGRAFOS, QUANDO CADA LETRA TIVER SEU PRÓPRIO SOM (FONEMA).

Exemplos:

Linguiça = lin – gui – ça

Escada = es – ca – da

Tranquilo = tran – qui – lo

Exclamar = ex – cla – mar

Este conteúdo tem que ser bem trabalhado e com calma. Fazendo atividades de fixação e sempre voltando ao conteúdo quando necessário.

UM DETALHE IMPORTANTE!

Também são dígrafos, os grupos:

AM – EM – IM – OM – UM AN – EN – IN – ON – UN

Eles são dígrafos porque representam vogais nasais, ou seja, temos duas letras formando um único som. Exemplos:

am, an = [ ã ] → campo, santo

em,em = [ ẽ ] → sempre, pente

im, in = [ ᷉i ] → limpo, lindo

om, on = [ õ ] → sombra, tonta

um, um = [ u᷉ ] → algum, imundo

Alguns autores chamam estes últimos de dígrafos vocálicos. Porém, a maioria dos livros didáticos não mencionam esse conteúdo. Portanto, é comum ver professores e crianças classificando AM ,EM, IM, OM , UM, AN , EN, IN ,ON e UM como ENCONTRO CONSONANTAL quando aparecem no meio da palavra, antes de outra consoante. Exemplos:

BAMBA

TEMPO

TÍMPANO

BOMBA

BUMBO

CANTO

SEMENTE

CINTO

CONTO

MUNDO

ENTÃO…

Esse é um dos conteúdos mais difíceis de serem trabalhados, dentro do processo de alfabetização. Geralmente, as crianças começam a identificar os dígrafos quando chegam ao NÍVEL ALFABETIZADO (1, 2, 3 E 4). Reconhecem primeiro RR, SS, CH, NH e LH, depois os outros, gradualmente.

O(a) professor(a) deve estar preparado e seguro com o conteúdo; deve planejar as aulas expositivas e realizar as tarefas que for aplicar com antecedência, tirando suas próprias dúvidas antes da aula propriamente dita. Cartazes fixados em sala podem ajudar na memorização dos conteúdos. Porém, quando for aplicar teste e/ou avaliações é melhor tirar ou cobrir os cartazes.

Às vezes, surge a oportunidade de desenvolver o conteúdo a partir do questionamento das crianças, indicando que elas estão tentando resolver os conflitos nas suas hipóteses ortográficas, identificando as dúvidas na hora da escrita. E isso é bom! Aproveite a oportunidade!

COMO TRABALHAR DÍGRAFOS

ATIVIDADES COM DÍGRAFOS (Dígrafos – Atividades)

DÍGRAFOS – ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA

ATIVIDADES – ORTOGRAFIA DO SS

Boa sorte! Boa aula!

Professora: Kátia da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *