DÍGRAFOS – COMO TRABALHAR?

COMO TRABALHAR OS DÍGRAFOS?

No processo da aquisição da escrita, o educando passa por vários Níveis de Alfabetização. Ao longo do processo vai construindo, descontruindo e reconstruindo suas hipóteses de representação dos sons da fala (fonemas).

Quando atinge o Nível Alfabético, a criança começa a perceber as irregularidades da Língua Portuguesa, onde uma letra pode ter mais de um som, ou duas letras representam um único som e quando uma letra sozinha pode representar dois sons! É muito louco, não é mesmo?

Para quem já aprendeu de forma sistemática ou de modo intuitivo, parece fácil. Mas não é!

Vou tentar explicar aqui da maneira mais fácil e vou postar algumas atividades que podem ser trabalhadas com as crianças. O objetivo é ajudar professores, pais e alunos a compreenderem esse conteúdo tão importante, e que, às vezes é negligenciado. Muitos alegam que é muito difícil para as crianças, que esse não é momento, que ela vai aprender “depois”, e assim vai postergando as explicações que podem ajudar na aquisição da escrita e no desenvolvimento da leitura.

Porém, antes de dar essa aula, a(o) professor(a) deve se preparar, estudar e entender bem esse conteúdo, uma vez que vai confrontar algumas das hipóteses de escrita já construídas pelo(a) aluno(a).

Os dígrafos são:

NH

GATINHO

 LH

FOLHA

CH

CHAVE

RR

CARRETEL

SS

GIRASSOL

SC

NASCENTE

CRESÇA

XC

EXCELENTE

 QU

 LEQUE

  GU

  GUITARRA


ATENÇÃO!

Antes de falar em dígrafos, é necessário que os(as) alunos(as) já tenham estuda os encontros vocálicos e os encontros consonantais. Esses conteúdos são a base para introduzir os dígrafos. Dessa forma, os(as) alunos(as) vão percebendo que alguns fonemas não “casam” com as letras e vice-versa.

Agora vamos analisar cada um desses dígrafos e suas especificidades. Sugiro uma certa ordem de apresentação, baseada nas minhas experiências de sala de aula. Não apresente tudo de uma vez, poderá confundir as crianças. E é muito importante, trabalhar a oralidade sempre. A criança precisa observara a boca do(a) professor(a) pronunciando as palavras. Muita leitura de todas as palavras trabalhadas, repetitivamente. Fazer um banco de palavras com a turma é boa ideia.

Os dígrafos mais fáceis são aqueles que não tem variação fonética e ficam sempre juntos na mesma sílaba, quando fazemos a separação silábica.

NH→LINHA LH→GALHO CH→CHARUTO

Depois trabalhamos os dígrafos de letras repetidas, os que sempre se separam, ou seja, ficam em sílaba diferentes na separação silábica.

RR→CARROÇA SS→PÁSSARO SÇ→CRESÇA

Os próximos são aqueles que sempre ficam em sílabas diferentes na separação silábica, porém, às vezes serão dígrafos, às vezes não.

Se as duas letras formarem um único som, beleza, é dígrafo.

Se cada letra tiver seu próprio som, não é dígrafo.

É DÍGRAFONÃO É DÍGRAFO
SC→NASCIMENTOSC→DESCOBRIMENTO
XC→EXCESSOXC→EXCLAMOU
QU→ESQUILOQU→QUADRADO
GU→GUINCHOGU→ÁGUA

Algumas palavras para o(a) professor(a) analisar, testando seu conhecimento sobre dígrafos. Responda, o que temos na palavra?

COMPRESSÃO

QUENTINHA

ASSEMBLEIA

GUERREIRO

GUITARRA

FOGUEIRA

GUERRA

QUIETINHA

PIAUÍ

EXCEPCIONAL

FOLHAGEM

GUINDASTE

Geralmente, nos livros didáticos, essas “dificuldades ortográficas” vêm diluídas nos capítulos, de modo superficial. na maioria das vezes, não trabalham todos os dígrafos de uma vez. Use o livro como guia, mas explore outros exercícios. Dependendo do nível de alfabetização em que a turma se encontra, apresente esse conteúdo aos poucos, passo a passo.

Faça um planejamento com uma sequência didática que atenda as necessidades da sua classe. Aproveite outras palavras que vão surgindo no decorrer das aulas expositivas e crie um banco de palavras bem variado.

E, mais uma vez, pratique com as crianças muita leitura, seja de palavras “soltas”, seja de frases e textos. Incentive a leitura de livros de literatura, faça leitura diariamente para a classe. Para não ficar cansativo, faça como se fosse uma novelinha, cada dia um capítulo, um pedacinho da história. Estimule a curiosidade, a imaginação, a dramatização, o jogral, o recital, o cordel, a poesia… Logo, logo, terá uma turma de leitores, com bons índices de aprendizagem e todos os estudantes completamente alfabetizados!

O QUE É DÍGRAFO?

ATIVIDADES COM DÍGRAFOS (Dígrafos – Atividades)

DÍGRAFOS – ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA

ATIVIDADES – ORTOGRAFIA DO SS

Professora: Kátia da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *