Apresentação

KÁTIA DA SILVA

Sou Kátia, professora e pedagoga, recentemente aposentada e com o intuito de compartilhar conhecimentos e experiências de ensino-aprendizagem, desenvolvidos e adquiridos em trinta anos de trabalho na SEE-DF. Minha área de conforto, por assim dizer, é o 2º Ciclo do Ensino Fundamental, ou seja, 4º e 5º anos (Anos Iniciais).

A ideia de criar este site surgiu a partir das dúvidas que pais e professores novatos me apresentaram, tentando entender as mudanças que ocorreram no Sistema Educacional nos últimos anos.

Primeiramente, o Ensino Fundamental de 9 anos. Muitos pais (e professores também) achavam que aumentava mais um ano ao final do processo, uma 9ª série. Não, não é assim! Acrescentou-se mais um ano, porém no início. Dessa forma, o Ensino Fundamental obrigatório passou a ser a partir de 6 anos de idade. Não aos 7 anos, como era anteriormente.

O Ensino Fundamental de 9 anos está organizado em ciclos ( Ciclos do Ensino Fundamental). O 1º Ciclo que abrange os três anos de escolaridade, tempo considerado ideal para a Alfabetização das crianças entre 6 e 8 anos de idade.

O 2º Ciclo que tem dois anos, tempo considerado ideal para consolidar a Alfabetização e concluir os conteúdos básicos dos Anos Iniciais, fundamentando os conhecimentos necessários para a promoção aos Anos Finais (3º e 4º Ciclos).

Se já é complicado entender como funciona o Ensino Fundamental de 9 anos, imagina a Psicogênese? (Psicogênese) Entender o que é, como aplicar e como avaliar o Teste da Psicogênese é muito mais difícil! Requer estudo, ajuda e experiência.

Então, estas postagens tem a singela intenção de ajudar pais e, principalmente professores iniciantes, a entenderem e aplicarem o teste para diagnose da Psicogênese. Tentei usar uma linguagem acessível para favorecer o entendimento, abordando cada assunto de modo sucinto (na medida do possível).

Também adicionei alguns modelos e sugestões de teste, (links) mas lembrem-se que isso não é uma receita pronta, o(a) professor(a) deve conhecer sua classe, dominar o conhecimento e entender o contexto social e a realidade das crianças, para que possa ele(a) mesmo(a) planejar e organizar os testes e/ou avaliações.

O Teste da Psicogênese é uma avaliação diagnóstica para identificar os níveis de Alfabetização que o(a) estudante se encontra num determinado momento. A partir dessa informação, faz-se o planejamento das aulas, atendendo as necessidades educacionais, sanando as dificuldades e promovendo o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

“Conhecer para agir!” Não sei de quem é essa frase, mas concordo plenamente.

Usei alguns desenhos de meus ex-alunos para ilustrar este blog! Espero que gostem!

E espero que ajude!

Professora Kátia da Silva